Você já pensou em investir no mercado de ações? Para começarmos esse post, vamos começar com a definição do que é uma ação.
Uma ação é a menor fração do capital social de uma empresa. Em outras palavras, é um “pedaço” de uma empresa, que é negociado em Bolsa de Valores, ou em alguns casos no Mercado de Balcão.
Como uma empresa vende ações?
Para uma empresa abrir seu capital, vendendo ações na Bolsa de Valores, ela deve, em um primeiro momento, emitir as suas ações por intermédio de uma instituição financeira (pode ser uma Corretora, Distribuidora ou Banco de Investimento). Este processo é chamado de underwriting (Subscrição). As ações recém emitidas serão vendidas aos investidores no Mercado Primário (momento em que as ações são vendidas pela primeira vez, sendo que o lucro dessa venda vai diretamente para a empresa), por meio de um processo conhecido como I.P.O (Oferta Inicial de Ações).
Por que uma empresa emite ações?
Uma companhia emite ações para obter mais financiamento e mais recursos. Para isso, ela abre seu capital, dividindo-o em diversos sócios, e faz isso por meio da venda de ações (Acionistas nada mais são do que sócios da empresa). É importante ressaltar que, após o I.P.O, as ações passam a ser negociadas no que chamamos de Mercado Secundário, onde são compradas e vendidas entre investidores, e o dinheiro resultante dessas operações vai para os investidores, não mais para a empresa.
Tipos de ações
Ordinária: Confere ao acionista direito à voto. O peso deste voto é proporcional ao número de ações do acionista. A ação ordinária (ON) listada na Bolsa possui, na maioria das vezes, o número “3” no final do código.
Ex: ITUB3, PETR3, WEGE3.
Preferencial: confere ao acionista preferência no recebimento de dividendos. O titular de uma ação preferencial (PN) receberá, no mínimo, 25% a mais de dividendos do que os titulares de ações ordinárias. A ação preferencial listada na Bolsa possui, na maioria das vezes, o número “4” em seu final.
Ex: ITSA4, PETR4.
Por que o preço de uma ação varia?
O preço de uma ação varia por diferentes motivos. Um deles é a Oferta e Demanda. Se existe um número muito alto de compradores (demanda) de uma ação, e um número baixo de vendedores (oferta), o valor da ação irá aumentar, pois os compradores irão “competir” para comprar a ação. Se, por outro lado, existe um número muito baixo de compradores (demanda) e um número muito alto de vendedores (oferta), o preço da ação diminui, pois os vendedores irão “competir” para vender a ação.
Outro motivo para a variação do preço de uma ação possui relação com a Oferta de Demanda. É a divulgação de relatórios de resultado financeiro de uma empresa. Se o relatório apresentar resultados negativos, é possível que os acionistas queiram deixar de ser sócios da empresa, vendendo suas ações. Pela lei da Oferta e Demanda, se existem muitos vendedores e poucos compradores, o preço desta ação diminui. Esta queda no valor da ação pode assustar os acionistas, ocasionando mais vendas, diminuindo ainda mais o valor da ação, assustando mais os acionistas. Isto é chamado de “efeito cascata”, quando acionistas se assustam com grandes movimentos de venda de uma ação e começam a vender desesperadamente suas ações. Se, por outro lado, a empresa divulga bons resultados em seu relatório, então mais investidores irão querer ser sócios da empresa, querendo comprar as ações, e os acionistas atuais terão motivos para querer continuar sendo sócios, logo o número de vendedores possivelmente será pequeno em relação ao número de compradores. Isso leva ao aumento do valor da ação.